17 de março de 2011

Delícia folhada

Vem aí o dia do pai, mais um dia no calendário que alguém se lembrou de intitular como sendo dia do pai. O marketing tem destas coisas e nós consumidores aderimos ou não :)
O bolo que vos trago hoje é o preferido do meu pai, não se cansa de elogiar porque não acha enjoativo, porque o creme de ovos é caseiro e porque gosta de canela :) Paizinho sábado vais ter este bolinho oferecido com muito carinho!

Ingredientes:

2 placas de massa folhada fresca / receita do livro base bimby
Canela qb
Açucar em pó qb

Ovos moles probres

5 ovos 
250 gr. de açúcar
150 gr. de água

Preparação do bolo:

Pré- aqueça o forno a 180º e coloque as duas placas de massa folhada em tabuleiros separados por mais ou menos 15 minutos no forno. Retirar deixar arreferecer um pouco e cortar cada uma das placas em dois no sentido longitudinal de forma a ficarem 4 partes.
Coloque uma camada de folhado num prato de servir e deite um pouco de creme de ovo e canela e assim sucessivamente até terminar numa placa folhada.
Polvilhe com açucar em pó.

Preparação dos ovos moles pobres:

Coloque no copo a água com o açúcar e programe 17 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
Numa taça misture bem os ovos (como se fosse para omelete).
Quando terminar o tempo da calda de açúcar, deixar arrefecer um pouco e juntar um bocadinho da calda aos ovos batidos, mexendo sempre para não cozerem.
Colocar a borboleta no copo com a restante calda de açúcar e programar 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
Ir deitando pelo bucal os ovos batidos e deixar terminar o tempo.


Este creme de ovos moles pobres é uma receita da Luísa Alexandra e funciona sempre muito bem tal e qual como esta na receita.

24 comentários:

  1. Acho que o pai la de casa também vai ter direito a esta sobremesas

    hihihi

    muito boa

    parabéns

    ResponderEliminar
  2. Este ano vai ser dificil comemorar com o meu pai, nesse dia tenho o baptizado do meu sobrinho. Mas secalhar convido-o para almoçar no Domingo.

    Eu gosto de massa folhada e de creme de ovos, na bimby isso parece-me rápido de fazer, é bom!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Moni, arrasou...Adoro massa folhada e com esse super creme...hummmm...Divino!Bjkas

    ResponderEliminar
  4. Moni....

    que delicia de bolinho...
    Experimenta adicionar amendoas laminadas no creme...

    Jinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Este bolo deve ser fantástico e delicioso e pelo aspecto não há mesmo defeitos que se lhe possa pôr Monica, adorei a receita e já guardei aqui no meu bloco de notas,

    beijinhos e que tenhas um dia do Pai muito feliz e bem junto dele lhe faças a delica com este miminho.

    ResponderEliminar
  6. mt bonito e simples de realizar.
    teu papà tem muita sorte em ter uma filha mt devoada com um amor incondiscionavel, desejo a voces os dois muitas felicidades.
    eu numca conheci amor de pai.....

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Moni, tem um aspecto fantástico!!!

    No ano passado também fiz um bolo para o meu pai...ele adorou, este ano não sei bem, mas se optar por um bolinho novamente, com toda a certeza que irei experimentar este!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Está lindo o bolo, tenho a certeza que o Pai vai adorar!

    ResponderEliminar
  9. Das minhas sobremesas favoritas!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  10. E que belo bolinho que o teu pai vai ter... Aqui o dia do pai e' comemorado na terceira semana de Junho, e o dia da mãe também e' num dia diferente. Nunca entendi porque as datas nunca coincidem com as de Portugal...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Deve ser de certeza uma delícia :) óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  12. Moni minha amiga mas que coisa boa adoro folhados,bjokinhass

    ResponderEliminar
  13. Que pai esperto... quem não gostva deste bolinho??

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pelos comentários amigas, este aconselho a fazerem é bom demais :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Esse bolo está mesmo fantástico!!! O teu pai tem o mesmo gosto do eu para doces... pelo-me por folhados!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Tem tão bom aspecto, perco-me com folhados!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. hum que bom uma fatia se faz favor beijinhos

    ResponderEliminar
  18. É difícil resistir essa delícia, ficou com um aspecto maravilhoso!

    bjs,
    Andréa....

    ResponderEliminar
  19. Também é uma sobremesa que muito me agrada.
    O teu pai vai adorar a surpresa
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Bom, aqui em casa estamos mal... ehehehe temos dois pais para contentar... eu tenho o meu pai, e os meus filhotes têm o papa deles, mas como a cozinheira de serviço sou eu mesma... lá vou ter de arranjar uma sobremesa para cada um deles... e olha que o teu bolinho vai agradar aos dois, ambos adoram massa folhada e canela!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. ADORO MASSA FOLHADA, ENTÃO COM OVOS MOLES FICA SUPER DELICIOSO.
    FICOU LINDA..
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Que optima receita. Se o teu pai gosta acho que fazes muito bem oferecer-lhe o bolinho. Bjs

    ResponderEliminar
  23. O meu Esparguete é que adora estas delícias gigantes! Que bonita. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, as vossas opiniões e sugestões são muito importantes para mim.

Beijinhos